Uma operação envolvendo pesquisadores, órgãos ambientais e a Marinha do Brasil concluiu a retirada de todas as cabras da Ilha Santa Bárbara, no arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia. O objetivo era restaurar o equilíbrio ambiental da ilha, já que os animais, que não são nativos do localRed Tiger Gaming Magic Red Casino, estavam causando danos à vegetação e ao solo, segundo os especialistas.
Planeta em TranseA presença das cabras na ilha remonta a mais de 200 anos. Acredita-se que navegadores as deixaram ali na época colonial para servirem de alimento em futuras expedições. Desde então, os animais sobreviveram sozinhos, se adaptando a um ambiente extremamente hostil, sem fontes de água doce.
Agora, com a retirada dos 27 caprinos que ainda habitavam a ilha, a expectativa é que a vegetação nativa volte a crescer, beneficiando também as aves marinhas que usam Abrolhos para se reproduzir, como a grazina-do-bico-vermelho, espécie ameaçada de extinção.

A operação envolveu pesquisadores do ICMBio (Instituto Chico Mendes), a Marinha, a Embrapa, a Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia).
Após serem capturados em expedições realizadas entre janeiro e março de 2025, os animais foram levados para o campus da Uesb, em Itapetinga, no interior da Bahia. Lá, pesquisadores da universidade e da Embrapa agora estudam o material genético das cabras para entender como conseguiram sobreviver por séculos sem água potável.
O professor Ronaldo Vasconcelos, especialista em zootecnia, explica que esses animais podem carregar genes que os tornam mais resistentes à seca, o que seria um achado importante para a criação de cabras em regiões áridas do Brasil.
"Imagine um material genético que se desenvolveu em uma ilha sem água. Esperamos que a ciência comprove essa resistência e que possamos usar esse conhecimento para melhorar a criação de caprinos em áreas secas do país", diz.
As cabras estão passando por um período de quarentena para se adaptarem ao novo ambiente e receberem os cuidados necessários, já que passaram séculos sem contato com doenças comuns no continente.
Caso as pesquisas confirmem que elas possuem características genéticas únicas, a Uesb e a Embrapa planejam criar um programa de conservação. Isso pode incluir o armazenamento de material genético (como sêmen e embriões) e até a distribuição de animais para produtores rurais que criam cabras em regiões secas.

Já em Abrolhos, a retirada dos caprinos abre caminho para que a vegetação nativa se recupere e as aves marinhas encontrem um ambiente mais adequado para se reproduzir.
"Que a biodiversidade floresça ainda mais em Abrolhos e que a pesquisa científica encontre novas respostas para o desenvolvimento da caprinocultura brasileira", diz Erismar Rocha, gestor do Parque Nacional Marinho de Abrolhos.
Segundo os pesquisadores, essa operação marca um passo importante tanto para a conservação ambiental quanto para a ciência, mostrando como a remoção de uma espécie exótica pode ajudar a restaurar um ecossistema e, ao mesmo tempo, abrir novas possibilidades para a criação de animais em regiões desafiadoras.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
jogo fortune tigerLeia tudo sobre o tema e siga:
animais Bahia sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/03/cabras-sao-retiradas-de-abrolhos-para-preservar-arquipelago-e-impulsionar-pesquisas-cientificas.shtml Comentários



Recurso exclusivo para assinantes
fortune tigerSaques diários ilimitados — 18+ | Jogue com responsabilidade. Na ZA9BET sua diversão é garantida a partir de 1 real! Cadastre-se e jogue. RA1000. Suporte 24/7. Melhores Cotações. As Melhores Odds.assine ou faça login
Hugo pega pênalti, Corinthians segura Palmeiras e conquista seu 31º PaulistaDepois de vencer o jogo de ida na casa do rival, time alvinegro empata em casa e leva o troféu
27.mar.2025 às 23h47
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
039;Nem nos meus melhores sonhos039;, diz Hugo Souza, herói da finalGoleiro conquistou primeiro título pelo alvinegro desde que chegou ao clube, em julho de 2024
28.mar.2025 à 0h51 joguinho fortune tiger
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Tamanho de penas e crime duplicado devem marcar divergências no STF em julgamento de BolsonaroQuestões pinceladas por Fux na análise da denúncia devem voltar a aparecer quando corte julgar ação penal, dizem especialistas
27.mar.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok