Startups como Glooonde jogar o jogo do tigrinho, Groq e Perplexity estão entre as primeiras a adotar o modelo de inteligência artificial da chinesa DeepSeek para o desenvolvimento de seus próprios serviços de chatbot e outros recursos.
Na ZA9BET, você aposta no Basquete, tem Saques Rápidos com PIX e Suporte ao Cliente. Aposte nos principais Campeonatos do Mundo na ZA9BET! Cada Jogo é único! ZA9BET - Cada jogo é único. R$10 Depósito Mínimo. Descubra Odds Fantásticas. Inscreva-se em 2 minutos.Após agradecer em mídia social à equipe baseada em Hangzhou, o engenheiro Pat Gelsinger, ex-CEO da gigante de chips Intel, confirmou que a empresa que criou no Colorado (EUA), Gloo, havia abandonado o propósito de usar o modelo pago da OpenAI. E que o fez devido à chegada do mais recente produto da DeepSeek, R1, de código aberto, gratuito.

"Meus engenheiros na Gloo estão hoje executando R1", afirmou ao site TechCrunch, em referência ao modelo anunciado há pouco mais de uma semana. Argumentou que a DeepSeek torna a inteligência artificial tão barata que ela vai estar presente e com boa qualidade em toda parte.

Na mesma direção, a Groq, sediada no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), anunciou em rede social "o nosso novo brinquedo" e festejou a entrada de milhares de novos desenvolvidos, atraídos pela incorporação do R1.
"É uma virada de jogo", afirmou em nota um de seus diretores, Ian Andrews, sobre a qualidade do modelo e a decisão da DeepSeek de torná-lo código aberto.
Suporte de excelência: RA1000 - Seu espaço de diversão 24hrs como jogar milhar e centena no jogo do bichoOutro diretor, em entrevista ao canal CNBC, Sunny Madra, disse que "agora temos um modelo de código aberto de classe mundial, que é de baixo custo, fácil de implantar e que estará em muito lugares diferentes". Acrescentou que "as pequenas equipes [de IA] serão empoderadas nos EUA e outros lugares, para arriscar e construir" seus serviços".
A Perplexity, também do Vale do Silício e bancada por Jeff Bezos, da Amazon, acaba de anunciar ter incorporado a Deepseek, saudando seu desempenho. Mas o principal argumento de vendas do CEO Aravind Srinivas é que "nenhum dos dados irá para a China", permanecendo em datacenters nos EUA.
Veja tambémAnálise: DeepSeek sob o capô jogo do tigre Podcast: o impacto do DeepSeek e o papel da China na corrida da inteligência artificial
As três startups e outras, como Abacus, apresentam seus serviços de IA derivados da DeepSeek questionando ao mesmo tempo a empresa chinesa pela suposta lentidão do serviço nos últimos dias ou risco à privacidade.
Questionado se a DeepSeek trazia preocupação por ser chinesaonde jogar o jogo do tigrinho, Gelsingr, da Gloo, talvez o mais entusiasmado com o avanço, negou e acrescentou, pelo contrário: "Ter os chineses nos lembrando do poder dos ecossistemas abertos é talvez um pouco embaraçoso para a nossa comunidade [de tecnologia] e para o mundo ocidental".